quarta-feira, 8 de junho de 2011

BREVE HISTÓRICO 



E.E.F. GOV. MANOEL DE CASTRO FILHO

A Escola de Ensino Fundamental Governador Manoel de Castro Filho fica localizada à Rua Ivanir Feitosa s/n, no bairro Tiradentes, tem como principais pontos de referências a Creche Assunção Gonçalves, a Lavanderia Pública do bairro e a Criativa Jóia – Fábrica de Folheados, que se situa na esquina da mesma rua com a Avenida Castelo Branco.
            Inaugurada no dia 22 de julho de 1995, quando o prefeito municipal na época, o Dr. Manuel Salviano Sobrinho, sob ato de criação Lei nº. 1965 de 20/12/1994, nas solenidades de comemoração ao aniversário do município a entregou a população. O nome da escola é uma homenagem ao vice-governador Manoel de Castro Filho que assumiu o governo do Estado por um período de três (03) meses.
            A referida escola é constituída por um corpo docente que trabalha visando não somente o sistema tradicional, mas também o trabalho progressista que consta na teoria das tendências pedagógicas.
            Em sala de aula, os professores desenvolvem através dessas práticas pedagógicas, vários tipos de trabalhos e tem como concepção filosófica a aprendizagem e o conhecimento do seu corpo discente, com a finalidade de integrar o homem no meio social visando assegurar a qualidade para todos.
            O desenvolvimento das ações pedagógicas tem sido aperfeiçoado no decorrer das mesmas. O projeto pedagógico trabalha atualmente nas formas de convivência social, respeitando as leis de diretrizes e orientações, condutas, direitos e deveres do código discente e docente.
            O objetivo geral é desenvolver no aluno uma consciência crítica uma noção de cidadania em que o mesmo terá o conhecimento de seus direitos e deveres atuando com sua participação na transformação e valorização do seu auto cognitivo assumindo assim a sua posição na sociedade.
            As atividades complementares são desenvolvidas a partir do PDE. São promovidos cursos, seminários, atividades pedagógicas e principalmente encontros com a comunidade, festas, programações e eventos em geral.
            Em relação à avaliação, eram feitas de diversas formas, observando o seu rendimento no ensino-aprendizagem dos mesmos, buscando através de leituras e dramatização inserir o aluno no seu contexto social, interpretação verbal, aulas de campo e expositivas.


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